quarta-feira, 15 de abril de 2020

Relações Ecológicas



Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas.

As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes). 

Essas relações estabelecem-se na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução (recursos)


Relações Harmônicas (+) Intra-específica (entre indivíduos da mesma espécie)

Sociedade

União entre indivíduos em que há divisão de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins).

O que mais chama a atenção em uma colmeia é a sua organização. Todo o trabalho é feito por abelhas que não se reproduzem, as operárias. Elas se encarregam de colher o néctar das flores, de limpar e defender a colmeia e de alimentar as rainhas e as larvas (as futuras abelhas) com mel, que é produzido a partir do néctar.

A rainha é a única fêmea fértil da colmeia coloca os ovos que irão originar outras operárias e também os zangões (os machos), cuja única função é fecundar a rainha.
Cada indivíduo pode sobreviver separadamente, porém é mais vantajoso compartilhar funções.

Portanto, uma sociedade é composta por um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos de forma  permanente e cooperando entre si.

Entre os mamíferos também encontramos vários exemplos de sociedades, como os dos castores, a dos gorilas, a dos babuínos e a da própria espécie humana (SOCIEDADE APENAS EM TEORIA). A divisão de trabalho não é tão rigorosa quanto as abelhas, mas também há varias formas de cooperação. 


Relações ecológicas: tipos, exemplos, exercícios - Mundo Educação



Colônia

Associação anatômica (corpo unido) formando uma unidade estrutural e funcional. 

Ex.: coral-cérebro, caravela.

Ela forma um grupo de organismos da mesma espécie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais. Por vezes, alguns destes indivíduos especializam-se em determinadas funções necessárias à colônia. Um recife de coral, por exemplo, é construído por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam à sua volta um esqueleto rígido. 


As bactérias e outros organismos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro de um invólucro mucoso.


Descubierto un péptido que destruye las colonias de bacterias ...



Relações  Intraespecíficas Desarmônicas (-)

Competição Intraespecífica
Indivíduos da mesma espécie competem por um ou mais recursos que, na maioria das vezes, não estão disponíveis em quantidade suficiente no ecossistema. Pode delinear uma população, principalmente em seu tamanho.
Quando um ambiente não permite a migração de indivíduos e o alimento começa a diminuir, naturalmente os mais velhos e os menos aptos serão prejudicados e acabam morrendo por falta de alimento.
Alimento, água, parceiros reprodutivos, abrigos, etc., são exemplos destes recursos.

Canibalismo
Um animal mata e se alimenta de outro da mesma espécie.
Ex: viúva-negra fêmea que, após o ato reprodutivo, arranca e devora a cabeça do macho. Fêmeas de louva-a-deus também devoram seus machos.

Canibalismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Relações ecológicas interespecíficas 

São relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.

Relações Interespecíficas Desarmônicas

DICA: As relações interespecificas desarmonicas contribuem para o controle das populações
- Predação (ou predatismo): uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal – as presas. Esse é um mecanismo que regula a densidade populacional de presas e predadores.

- Herbivoria: animais herbívoros se alimentam de partes vivas das plantas. 
Ex: bovinos se alimentando de capim. Pode ser vista como uma relação harmônica, caso consideremos a herbivoria como sendo vantajosa para o animal e desvantajosa para a planta.

- Competição interespecífica: duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente. 
Ex: raízes de plantas competindo por água e nutrientes; gafanhotos e gado competindo por capim; ciliados competindo por alimento, etc.

*Amensalismo
Tipo especial de competição interespecífica e que consiste em uma espécie sendo prejudicada sem que haja qualquer prejuízo ou benefício para a outra. Indivíduos de uma mesma espécie liberando substâncias que prejudicam ou impedem o desenvolvimento de outras espécies competidoras, como os fungos que liberam antibióticos que matam bactérias, e plantas que liberam no solo substâncias inibidoras do desenvolvimento de plantas de outras espécies; grupos de animais maiores, como uma manada de elefantes, esmagando plantas e pequenos animais ao se locomoverem, etc.

- Parasitismo: uma espécie parasita outra – hospedeira – como forma de obter alimento. A espécie hospedeira se prejudica com a relação.
 Ex: Carrapato parasitando cães; taenia e ser humano; cipós que extraem seiva de outras plantas, etc.
Parasitismo – O que é, características e tipos de parasitismo

Relações Interespecíficas Harmônicas


- Protocooperação (mutualismo facultativo) 
→ COBRADO EM PROVA E NO ENEM😉
Espécies que possuem condições  de viverem sozinhas, mas que se associam a outras, trocando benefícios. 
Ex: crocodilos que convivem com certas aves (pássaro-palito) que se alimentam dos detritos e sanguessugas presentes em sua boca;
- anêmonas-do-mar e caranguejo-eremita: estas se aproveitam dos restos de alimento do eremita que, por sua vez, se beneficia com os mecanismos de defesa das anêmonas, etc.

ARGUTA Café: Ecologia Empresarial



- Inquilinismo
Uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie dita hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos adicionais, sem que esta última seja prejudicada. 
Ex: bromélias e orquídeas se abrigando em troncos de árvores em busca, principalmente, de luz solar.

- Comensalismo
Uma espécie é beneficiada em termos alimentares e a outra é indiferente, em termos de custo-benefício. 
Ex: abutres e urubus se beneficiando com os restos alimentares de animais carnívoros; 
-tubarão e peixe-piloto – este se aproveita dos restos alimentares daquele.

- Mutualismo  → COBRADO EM PROVA E NO ENEM😉
No mutualismo, ambas as espécies se beneficiam e é indispensável à sobrevivência, uma vez que pode envolver trocas de alimentos e de produtos de metabolismo. 
Ex: líquens – associação de algas (realiza fotossíntese e produção de matéria orgânica) e fungos (absorção de água e nutrientes); 
-cupins e protozoários – estes digerem a celulose, que não é digerida naturalmente por aqueles;
- fungos e raízes de plantas – micorrizas, onde o fungo auxilia na absorção das raízes e recebe produtos orgânicos destas. 
Ficheiro:Líquen verde e vermelha.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

ATIVIDADES 2 PARA SEREM REALIZADAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link para atividades 4 de ECOLOGIA - Ciclos Biogeoquímicos

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqzy-9vRagtjss7BdKzBNWmAO0-OFMwpXfS5oj4_3YdEbfAQ/viewform?usp=sf_link